terça-feira, 22 de julho de 2014

Feijão - como fazer

O preparo:
  1. Coloque a quantidade de feijão que for preparar em uma vasilha e de uma olhada, retire grãos feios e pedrinhas que encontrar.
  2. Deixe o feijão de molho por 15 minutos, descarte essa água, pois ela contem toxinas.
Cozinhar feijão em panela de pressão: 
  1. Coloque o feijão e a água (para cada xícara de chá de feijão use 3 de água), tampe a panela e depois que ela começar a chiar conte 30 minutos.
  2. Espere a panela esfriar e retire a pressão levantando a válvula com um garfo, tem quem coloque metade da panela em baixo da torneira para esfriar. (Nunca abra a panela quente e com pressão).
  3. Pegue alguns grãos e veja se eles estão macios se você conseguir amassar com um garfo sem esforço ele esta no ponto, se não volte ele para o fogo sem a tampa e deixe cozinhar por mais alguns minutos.
Cozinhar feijão em panela comum: 
  1. Coloque o feijão e a água (para cada xícara (chá) de feijão use 3 de água), tampe a panela e depois que a água começar a ferver espere 1:30hs, confira se os grãos estão macios e se estiver é hora de temperar.
Como temperar feijão: (Serve para os dois modos) 
  1. Para cada 1 xícara, use meia cebola (pequena) em cubos, 2 ou 3 dentes de alho amassados, 1 colher de chá de sal e 1 colher de azeite, basta refogar tudo no azeite em uma panela separada, quando refogar pegue 1 concha de feijão com caldo e jogue na panela do refogado e amasse com a concha ou uma amassador de batatas. (Amassando o feijão você expõe sua “carne” onde contem amido e ajuda a engrossar o caldo).
  2. Deixe ferver e devolva para a panela do feijão, misture bem e adicione 1 folha de louro se desejar pode fritar linguiça ou bacon e colocar também, agora espere cerca de 10 minutos para que o caldo engrosse. (Importante mexer de vez enquanto para não grudar e queimar).
Importante: Se usar cebola, sabia que o feijão tende a estragar mais rápido, aqui em casa uso apenas alho, sal, azeite e 1 folha de louro.
Congelar: De preferência não congele ele temperado, apenas cozido assim você vai ter um feijão sempre fresquinho.
O tempo de cozimento varia com a quantidade? Não apenas muda se o feijão for velho ou novo, uma dica é que se ele for velho deixe de molho por uns 30 minutos com água quente, assim ele da uma amolecida e facilita o cozimento.
Dica: Se você tiver espaço no freezer cozinhe o pacote todo e congele em pequenas porções assim vai ter feijão por pelo menos 3 semanas.
Cuidados: Mantenha a borracha da panela sempre em boas condições, a válvula sempre limpa e nunca encha demais a panela, siga as instruções de segurança.
Fonte: http://receitasdeminuto.com/como-fazer-feijao/


sexta-feira, 11 de julho de 2014

Tapenade de azeitonas pretas

Ah, e uma dica legal é que você pode servi-la como um patê, em canapés ou sanduíches, como recheio de pães, para temperar saladas e carnes ou então no lugar do molho com massas (mais ou menos como um Pesto). Super versátil!
1 xícara de azeitonas (sem caroço)
2 colheres de sopa de alcaparras
3 a 4 filés de anchova
1 dente de alho
1 colher de sopa de vinagre balsâmico (ou 1/2 colher de limão espremido e 1/2 colher de molho inglês)
1 colher de chá de mostarda tipo dijon (opcional)
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
3 ou 4 tomates secos (opcional)
1 pitadinha de sementes de erva doce (opcional)
Azeite e pimenta do reino a vontade
A forma tradicional de preparar a tapenade é macerar as azeitonas rusticamente e depois misturar com os temperos também macerados. Para facilitar, eu costumo usar o processador de alimentos (dá menos trabalho e fica pronto mais rápido). Se preferir, pique todos os ingredientes na ponta da faca.
Eu gosto de enxaguar as azeitonas e as alcaparras para que não fiquem muito salgadas. Coloco em uma peneira e lavo em água corrente. Depois deixo escorrendo enquanto preparo os temperos.
No processador, coloque os filés de anchova (eles dão um toque especial de sabor, sem ficar com gosto de peixe, mas como quase nunca tenho em casa os deixo de fora — faz falta, mas coisas da vida), o alho, o vinagre balsâmico, a mostarda, as ervas finas e um bom fio de azeite para ajudar a emulsionar tudo. Como tinha tomates secos em casa, aproveitei e coloquei também. O meu toque pessoal é adicionar sempre um tiquinho de erva doce, acho que combina super bem.
Bata bem até obter uma pasta homogênea. Depois, acrescente as azeitonas e as alcaparras, e vá pulsando para que fiquem picadinhas rusticamente. Se quiser ou precisar, coloque mais azeite aos poucos.
Prove e tempere com a pimenta do reino e sal, caso necessário.
Esta quantidade rende um pote pequeno, que pode ser conservado na geladeira, bem fechado, por até uma semana.

Fonte: http://cozinhandopara2ou1.com/2014/07/08/tapenade-de-azeitonas-pretas/

Pão de queijo light (sem ovo, sem óleo, sem glúten)

Pão de queijo é patrimônio brasileiro ao lado da caipirinha e da coxinha. O problema é que é super calórico e, para quem está de dieta, acaba sendo proibido. Mas esta versão, sem ovo e sem óleo, acaba ficando mais leve — além de ser hiper fácil de fazer. Corre para o supermercado providenciar os ingredientes que vai ser difícil resistir!
1 1/2 xícara de goma de tapioca (farinha de tapioca)
50g. queijo parmesão light ralado (1 pacote pequeno)
300g. de cream cheese light (1 pote grande ou 2 pequenos)
1 pitada de sal (opcional)
Misture o queijo com a tapioca e o sal, se for colocar (eu nem coloco para não ficar muito salgado) e depois acrescente o cream cheese gelado. Integre bem todos os ingredientes para obter uma massa modelável.
A goma de tapioca é aquela farinha fina hidratada para ser feita na frigideira. Você pode comprá-la pronta ou então preparar em casa (veja como AQUI).
Dica: para deixar seu pão de queijo ainda mais light, você pode usar o creme de ricota light da Polenghi (infelizmente as outras marcas não têm a mesma textura do cream cheese e por isso a massa não fica boa para fazer bolinhas).
Faça bolinhas não muito pequenas nem muito grandes (para não grudar na mão, espalhe 2 ou 3 gotinhas de azeite antes de pegar a massa). Se a massa estiver muito mole, deixe-a por uns 10 minutos no congelador para ficar mais firme. Retire e enrole as bolinhas.
Eu gosto de passar os pães de queijo em um pouquinho de queijo ralado para deixá-las mais bonitas (e ficam também um tiquinho mais calóricas, não esqueça). Coloque as bolinhas em uma assadeira antiaderente com mais ou menos uns 2 dedos de distância uma da outra.
Dica: se quiser incrementar o sabor do seu pão de queijo, acrescente mais ou menos 2 colheres de sopa de ervas finas desidratadas (como fiz em metade da massa da foto abaixo), 1 colher de sopa de páprica ou 1/4 xícara de azeitonas bem escorridas e picadinhas. Para deixá-lo ainda mais saudável e funcional, você pode acrescentar 1/4 xícara de farinha de aveia, de amaranto ou de quinua; ou então de chia ou de sementes de linhaça.
Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 15 minutos e, depois desse tempo, aumente a temperatura para 220ºC e marque mais 10 minutos ou até que fique douradinho.
É possível congelar o pão de queijo depois de 20 minutos de forno (quando ele já estiver firme). Retire a assadeira do forno e espere esfriar. Coloque-os em um saco plástico, retire o ar e feche bem. Conserve no congelador por até 3 meses e, na hora de usá-lo, retire do congelador e leve direto ao forno pré-aquecido em 180ºC por mais ou menos 20 minutos.
Esta quantidade rende mais ou menos 20 pães de queijo médios. E, apesar da alteração nos ingredientes, a textura é a mesma, mais firme por fora e macio por dentro, e o sabor fica muito próximo do original.
Se você usar o creme de ricota da Polenghi, que tem uma consistência bem próxima do cream cheese light e fizer 20 pãezinhos com esta receita, cada pãozinho de queijo vai ter mais ou menos 50 calorias. Um pão de queijo tradicional tem cerca de 120 calorias.

Fonte: http://cozinhandopara2ou1.com/2013/09/20/pao-de-queijo-light-sem-ovo-sem-oleo-sem-gluten/

Maminha na cebola na pressão - Palmirinha

Ingredientes

Porções: 6 porções
  • Maminha, 2 kg
    Cebolas, 8 unidades
    Caldos de carne, 2 tabletes

Passos

  • 1. Em uma panela de pressão, coloque a metade das cebolas cortadas em rodelas.






  • 2. Em seguida, disponha a maminha sobre as cebolas.







  • 3. Acrescente os tabletes de caldo de carne esmagados.







  • 4. Adicione o restante das cebolas em rodelas, tampe a panela e, após pegar pressão, deixe cozinhar por 30 minutos.







  • 7. Por fim, fatie a maminha e sirva com o molho de cebolas e o creme de milho.






Fonte: http://www.foxplaybrasil.com.br/lifestyle/recipe/73465-maminha-na-cebola