sábado, 27 de setembro de 2014

Pavê de bombom

Características


CategoriaSobremesas
Tempo de preparoAproximadamente 1 hora
RendimentoAproximadamente 30 porções
ComplexidadeMédia, por ter diversas camadas


Ingredientes

- 1 lata de leite condensado
- 2 caixinhas de creme de leite (400 gramas)
- 3 ovos
- 1 xícara e meia de achocolatado
- 3 medidas de lata de leite
- 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
- 2 colheres de sopa de maizena
- 12 unidades de bombom sonho de valsa
- 4 colher de sopa de açúcar




O leite você pode usar o integral, mas neste caso usamos o semi-desnatado para ficar mais leve. Sobre o bombom, fique a vontade para variar, sei de algumas experiencias com diferentes tipos de bombons, que deram muito certo.




Preparo


Antes de começar a preparar as camadas, será necessário separar as gemas das claras dos ovos, pois as gemas serão usadas na primeira camada enquanto as claras serão usadas na última.


Para separar as gemas das claras, faça um furo no ovo de uma maneira que a clara possa passar, enquanto a gema ficará presa dentro do ovo, conforme demonstração






1ª camada


Pegue uma panela grande, uma peneira e as gemas do ovo. Despeje uma gema na peneira. Utilizando as mãos, remova a camada protetora da gema. O conteúdo da gema deverá passar pela peneira, enquanto a camada protetora deverá ser descartada.






Despeje na panela a lata de leite condensado, 2 medidas de lata de leite, 1 colher de sopa de maizena. Acendo o fogão em fogo alto, misture todos os ingredientes até engrossar, isto deve levar entre 10-15 minutos.





Quando o creme estiver no ponto, deverá ficar com a aparência de como está na foto à esquerda.  







Despeje todo conteúdo da panela em um recipiente, onde ficará o pavê, de maneira uniforme. Use a colher de pau para ajudar a nivelar o creme. A primeira camada está completa, vamos para segunda.



2ª camada


Pegue os bombons sonho de valsa, corte em rodelas finas e de mesmo tamanho. Distribua as rodelas por cima do creme da primeira camada. Coloque também alguns deles em pé, na lateral do recipientes. 





3ª camada


Pegue outra panela, despeje 1 medida de lata de leite, 1 colher de sopa de açúcar, 1 xícara e meia de achocolatado (até o creme ficar bem escuro), 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de maizena.





Misture tudo e leve em fogo alto até engrossar, isto deverá levar entre 5 e 10 minutos. O creme estará pronto quando estiver como na foto à esquerda. No final, o creme vai ficar parecido com o creme de um brigadeirão.






Despeje o creme sobre a primeira camada e os bombons. Procure despejar de maneira uniforme, mas neste caso não se deve utilizar a colher para nivelar. Fim da segunda camada, vamos para a terceira e última.





4ª camada


Pegue as claras que foram separadas das gemas e bata abundantemente, até virar uma neve. O ideal é utilizar uma batedeira, mas se não tiver, pode utilizar um garfo, mas assim irá render menos.






Pegue um recipiente. Despeje a neve, 3 colheres de sopa de açúcar e as duas caixas de creme de leite. Misture abundantemente.






Despeje todo conteúdo por cima das outras camadas do pavê. Parabéns, aí está seu pavê de bombom!

Leve ao freezer por algumas horas e sirva bem gelado. Porém, procure não deixar na parte mais gelada do freezer, pois o pavê pode acabar ficando muito duro.








Pronto


Aqui vai uma foto da belezinha depois de servida.

Fonte: http://www.mundogastronomic.com.br/2012/01/especial-de-ano-novo-receita-pave-de.html

Espinafre refogado com alho

Características


CategoriaAcompanhamento
Tempo de preparoAproximadamente 30 minutos
Rendimento4 porções
ComplexidadeMuito simples


Ingredientes


- 2 chumaços de espinafre
- azeite
- 7 dentes de alho
- sal a gosto





Preparo


Pegue um escorredor de macarrão. Abra os chumaço, laveabundantemente as folhas de espinafre, folha a folha. Vá depositando as folhas lavadas no escorredor. Sobre os talos, eu geralmente descarto os maiores e fico com alguns menores, mas isso fica ao seu encargo. Descasque e exprema os dentes de alho.





Pegue uma panela grande, acenda em fogo alto, deposite dois filetes de azeite e coloque o alho para dourar por um tempo. Quando estiver bem douradinho, coloque todo o espinafre.





A medida em que o refogado for progredindo, as folhas do espinafre vão murchando e descendo aos poucos. Enquanto isto, vá misturando sem parar, de forma que o alho fique bem entranhado no espinafre.

Quando o espinafre estiver com uma cor mais escura, bem verde, ele está quase no ponto. Diminua o fogo e acrescente sal a gosto.




Pode falar, o mais difícil foi lavar as folhas, não?
Abraços e até a próxima!


Tapioca de peito de peru com cream cheese

Características


CategoriaLanche
Tempo de preparoAproximadamente 15 minutos
Rendimento1 tapioca
ComplexidadeMuito simples


Ingredientes


- 1 xícara de tapioca peneirada fresca
- 2 colheres de sopa cheias de cream cheese (recomendo Philadelphia)
- 1 fatia de peito de chester (entre 10-15 gramas aprox.)
- cebolinha fatiada
- azeitona fatiada
- orégano
- sal a gosto


Preparo

O preparo desta tapioca é igual ao das outras, com a diferença de que será usado cream cheese no lugar do queijo. Mas não se preocupe, vou explicar passo a passo.


Pegue uma frigideira de tamanho médio, acenda em fogo baixo (detalhe importante!) e espalhe toda tapioca fresca peneirada. Para auxiliar a distribuir a tapioca pela frigideira, de uma mexida, a tapioca vai se espalhar naturalmente, ela devera preencher toda superfície da frigideira. Adicione algumas pitadas de sal e deixe alguns segundos fritando. Ela vai começar a adquirir consistência.



Quando a massa já não estiver tão crua, ou seja, quando a tapioca começar a pegar liga, adicione o cream cheese, utilizando a própria colher para ajudar a distribuir. Deixe um espaço na borda, para evitar que o cream cheese "escape" da tapioca.  Corte a fatia de peito de chester em pedaços pequenos e distribua por cima do cream cheese. Jogue as azeitonas e aplique um pouco de orégano. Deixe fritando por mais alguns segundos.

Hora da famosa mágica! Para fechar a tapioca e transforma-la em um "pastel", você vai precisar de duas colheres. Uma deve apoiar por baixo da tapioca, em um dos lados, enquanto a outra vai pelo lado oposto e alavanca um dos lados em direção ao outro, até eles se encontrarem, fechando a tapioca. Uma vez fechada, deixe cada lado fritando por mais um ou dois minutos, aplicando pitadas de sal em cada lado. Quando estiver com uma aparência crocante, estará pronta!



Sirva ainda quente. Abraços e até a próxima!



Fonte: http://www.mundogastronomic.com.br/2012/03/receita-tapioca-de-peito-de-peru-com_13.html

Torta delícia de morango

Características


CategoriaSobremesa
Tempo de preparo1 hora e 15 minutos
Rendimento12 fatias médias
ComplexidadeSimples


Ingredientes 

Ingredientes da torta de delícia de morango
- 2 caixas ou latas de leite condensado
- 2 latas de creme de leite
- 2 caixas de morangos
- 2 limões
- 1 pacote e 1/2 de biscoito de maizena
- 170 gramas de chocolate ao leite (ou uma barra)
- 1/4 de tablete de manteiga com sal em temperatura ambiente
- 1/2 colher de chá rasa de chocolate em pó




Preparo


Musse de limão para torta
Abra as duas latas de creme de leite e as duas caixas de leite condensado, esprema os limões e misture estes ingredientes em um liquidificador, levando para bater em velocidade máxima durante 5 minutos, até engrossar. Irá ficar parecido com um musse.

Cortando os morangos para tortaSepare os morangos e lave-os e remova a parte esverdeada. Pegue 5 morangos inteiros e corte-os em metades. Pegue o restante dos morangos e separe os 9 com melhor aparência para enfeitar no acabamento da torta. Estes melhores morangos, remova cerca de 1/4 da cabeça e reserve as outras partes, procurando deixar todos na mesma altura.

O restante dos morangos, corte em rodelas do mesmo tamanho.

Massa já fria, com os morangos
Pegue 3/4 de um pacote de biscoitos de maizena e leve para moer no liquidificador, transformando em um farelo. Junte com o chocolate em pó e a manteiga e comece a misturar com as mãos, até virar uma farofa uniforme. Misture bem.

Primeira camada de musse, por cima da massaPegue uma forma com fundo falso de cerca de 27 cm. e cubra com o farelo de maizena, de forma que cubra todo fundo. Leve para assar por não mais que 10 minutos em forno pré aquecido, em temperatura mínima (180º C) e deixe a massa esfriar.

Distribua, de forma padronizada, os morangos cortados em metades pela borda da forma. Em seguida, acrescente uma camada do musse de limão, tomando o cuidado de não tombar os morangos.

... e uma camada de morangos cortados em rodelas
Adicionando uma camada de biscoitos de maizena ...Adicione por cima desta camada de musse uma camada de biscoitos de maizena inteiros, de forma a cobrir toda superfície. Adicione mais uma camada de musse e cubra com os morangos cortados em rodelas. Adicione então mais uma camada de musse.

Neste ponto, teremos: 3 camadas de musse, 1 camada de biscoitos inteiros de maizena e uma camada e morangos em rodelas.

Leve para gelar por cerca de 1 hora para endurecer o musse, e finalmente, derreta o chocolate em banho maria e aplique por cima da 3ª camada de musse. Decore com os morangos semi inteiros por cima do chocolate, ainda quente, deixe bem bonito!

Leve para geladeira por mais 2 horas e desenforme. Sirva!

Torta delícia de morango pronta para ser servida
Torta delícia de morango pronta para ser servida

Delícia!! Esta sobremesa azedinha fica bem gostosa pois o gosto do morango combina bastante com o azedinho do limão, e com o chocolate por cima de tudo, fica uma ótima mistura de sabores. Só experimentando um pedaço para saber!!

Tinha 6 avaliações classificando como ÓTIMA!

Fonte: http://www.mundogastronomic.com.br/2013/05/receita-torta-delicia-de-morango.html

Strogonoff de Camarão

Características


CategoriaPrato principal
Tempo de preparo30 minutos mais o tempo de limpar os camarões
Rendimento4 porções
ComplexidadeSimples


Ingredientes 


- 1 kg. de camarão fresco, ou 1/2 kg. de camarão sem casca e limpo
- 4 ramos de salsinha
- 1/2 cebola
- 3 dentes de alho
- 2 latas de creme de leite
- 1/2 pimentão amarelo
- 1 tomate
- Ketchup até ficar no ponto de preferência (usei 1/3 de um frasco)
- Tempero completo (ou sal simplesmente) e pimenta a gosto
- 2 colheres de sopa de óleo
- Champignon (opcional)

A qualidade do ketchup vai influenciar bastante no resultado da receita. Gosto muito do da Hemmer.
Outra dica, o pimentão amarelo é essencial! Não deixe de utilizá-lo, pois o sabor fica incrível!

Preparo

Pique a cebola em pedaços miúdos. Deixe a salsinha bem picadinha. Esprema os alhos, e pique o tomate e o pimentão em cubinhos de tamanho razoavelmente uniforme (o tomate pode ser cortado de forma mais rústica. 

Em uma panela grande, coloque o alho e a cebola para dourar no óleo. Quando estiver bem douradinho, aplique os camarões já limpos e deixe ficar com uma cor alaranjada, sem deixar muito tempo para não ficarem duros.

Com o camarão já no ponto, despeje o creme de leite, abaixando o fogo para quase o mínimo (entre 180° e 200°). Misture um pouco, aplicando logo em seguida o pimentão, o tomate e a salsinha. Misture bem esses ingredientes e aplique o tempero completo (ou sal se não tiver). 

Vá experimentando este creme, e quando estiver ao gosto, vá colocando o Ketchup até ficar com a cor e gosto do seu gosto. Neste receita, utilizei cerca de 1/3 de frasco de Ketchup para as 2 latas de creme de leite.


Misture bem todos os ingredientes, sempre experimentando o strogonoff para saber se está no agrado. Corrija no sal e finalmente aplique um pouco de pimenta e o champignon, lembrando que neste tipo de preparo é opcional, pois já temos o pimentão para dar um gosto bem característico.

Sirva imediatamente!


Fonte: http://www.mundogastronomic.com.br/2013/05/receita-strogonoff-de-camarao.html

Bacalhau à Zé do Pipo

Características


CategoriaPrato principal
Tempo de preparo24 horas para desalgar o bacalhau, mais 1h de preparo
Rendimento6 porções
ComplexidadeSimples


Ingredientes 



- 1 kg de bacalhau salgado seco
- 6 batatas médias/grandes
- 1 cebola grande
- 5 ovos
- 200 gramas de azeitonas pretas
- 1 xícara de chá de salsinha
- 1/2 xícara de azeite e mais um pouco para regar
- 1 lata de creme de leite
- 1 colher de sopa de margarina
- 5 colheres de sopa de maionese


Preparo


Antes de mais nada, você deverá dessalgar o bacalhau. Para isso, coloque em um recipiente com água suficiente para cobrir todo o bacalhau e deixe na geladeira durante 24 horas, trocando a água 4 vezes durante este tempo.


Com o bacalhau já dessalgado, remova a pele, ferva 2 litros de água e coloque o bacalhau para dar uma leve fervura, por cerca de 5-10 minutos, para remover o sal restante. Tome cuidado para não deixar muito tempo, ou você vai acabar tirando o gosto do bacalhau e assim descaracterizar a receita. Enquanto isso, corte as batatas em pedaços menores e coloque-as para cozinhar. Cozinhe também os ovos.


Desfie o bacalhau em lascas médias, aproveitando o máximo possível da carne do bacalhau. Remova as espinhas com cuidado e vá jogando o conteúdo em uma vasilha. Reserve.

Experimente um pedaço das lascas, se ainda estiver muito salgado, pode dar mais uma leve fervura para remover o excesso de sal.

Pique a cebola da maneira que preferir. Aqui, existem duas opções, dependendo do seu gosto. Você pode cortar em rodelas, o que vai permitir que você sinta a cebola na receita, ou picar em pedacinhos bem pequeninhos, como eu fiz, assim fica mais para dar um gosto.


Em uma panela, jogue 1/2 xícara de azeite e coloque a cebola para dourar. Deixe ficar bem douradinha, sem queimar, e neste azeite jogue o bacalhau e as azeitonas pretas para refogar. Deixe dar uma refogada caprichada, misturando bem o azeite, a cebola e o bacalhau. Vai começar a subir um cheirinho bem gostoso. Reserve.

A esta altura, as batatas já deverão estar bem molinhas. Utilizando um espremedor de batatas (ou se não tiver, um garfo mesmo), esprema-as, fazendo um purê. Vá picando a salsinha.

Pegue uma panela, acenda em fogo baixo com um pouquinho de azeite, coloque o purê de batatas, 1 lata de creme de leite (adicione aos poucos), a margarina e a salsinha. Misture bem, até ficar um purê de consistência média. Reserve.


Hora de começar a montar a travessa. Em uma travessa, ou pirex, coloque uma camada de purê de batatas utilizando um pouco mais que a metade de todo purê feito e espalhe pelo fundo e pelos lados da travessa. Em seguida, jogue o bacalhau, como recheio e regue com bastante azeite.  Por cima desta camada de bacalhau coloque 2 ovos cozidos cortados em rodelas.



Utilize o restante do purê de batatas para cobrir o recheio de bacalhau e cubra com a maionese, utilizando uma colher para espalhar por toda superfície do purê. Utilize os ovos restantes para cobrir, enfeitando e fazendo uma camada final, e por fim leve para gratinar por 10-15 minutos, ou até ficar bem douradinho. Você saberá quando estiver no ponto!




Aí está, seu bacalhau à zé do pipo! Acompanhe um arroz à grega e uma saladinha e lhe renderá um belo de um almoço em família!


Fonte: http://www.mundogastronomic.com.br/2013/04/receita-bacalhau-ze-do-pipo.html

Torta de Creme Carolinda com Nozes

Características


CategoriaSobremesa
Tempo de preparo2 horas e 20 minutos
Rendimento12 porções
ComplexidadeIntermediária


Ingredientes 



- 3 latas de leite condensado
- 3 latas de creme de leite
- 3 medidas de lata de leite (quase uma caixa)
- 150g de nozes
- 1/3 de tablete de manteiga com sal
- 1 barra de chocolate meio amargo (mínimo 43% cacau)
- 1 colher de chá de chocolate em pó
- 2 pacotes de biscoito de maizena



Preparo


Massa

Pegue um pacote de biscoito de maizena, coloque os biscoitos em um liquidificador e triture até virar um farelo. Uma dica é utilizar a função pulsar do liquidificador.
Misture em uma bacia o farelo de maizena, 1/3 de tablete de manteiga com sal e uma colher de chá rasa de chocolate em pó (não é todo chocolate). Com as mãos, misture bem os ingredientes até formar uma farinha de maizena de cor uniforme.

Pegue uma forma sem fundo de 28 cm. de diâmetro e forre com a farofa achocolatada, de forma a preencher todo fundo da forma. Utilize os dedos para espalhar bem.

Pela lateral da forma, bata com as pontas do dedo, formando uma bordinha como a da foto.

Acenda o forno, pré-aquecendo em fogo alto e levando a massa para assar durante 10 minutos em temperatura mínima, à 180° C. Reserve.


Recheio


Prepare o Creme Carolinda exatamente como explicado no link, utilizando as 3 latas de leite condensado, 3 latas de creme de leite e 3 medidas de lata de leite.

Pegue as nozes e separe algumas que serão utilizadas para colocar por cima, como acabamento. As restantes, triture no liquidificador em pedaços não muito pequenos e misture com o Creme Carolinda já pronto, o fogo deverá estar apagado para isto. Misture bem de forma que as nozes trituradas fiquem bem distribuídas pelo creme.
Esquente um pouco de leite e misture com o chocolate em pó restante, para você ir molhando os biscoitos.

Na massa da torta que estava reservada, aplique cerca de 1/3 do creme por cima, utilizando uma colher de pau para nivelar. Vá molhando os biscoitos de maizena e distribuindo por cima da primeira camada de creme, de forma que toda a superfície seja preenchida com os biscoitos.

Aplique mais uma camada de creme, mais uma de biscoitos e por fim mais uma terceira camada de creme, totalizando 3 camadas de creme com nozes e uma camada de biscoitos. Cubra essa parte inicial da torta com papel alumínio e leve para esfriar por 30 minutos na geladeira.

Derreta a barra de chocolate meio amargo em banho maria, misturando com um pouco do leite achocolatado utilizado para molhar os biscoitos. Mas não utilize muito leite, ou vai deixar o chocolate derretido muito cremosos.

Aplique esse chocolate derretido por cima da última camada de creme, cobrindo toda superfície de torta. Estamos quase no fim agora.

Agora é só decorar as nozes inteiras / semi-inteiras por cima do chocolate de forma bem bonita. Pode também triturar algumas no liquidificador e colocar algumas camadas trituradas. Não há muita regra, agora o que reina é sua criatividade! O importante é deixar bem bonita, para causar uma boa apresentação!

Basta agora levar por mais 3 horas na geladeira e servir! Essa torta é uma das melhores que já fiz, o creme combina muito bem com as nozes, então use com sabedoria!

Fonte: http://www.mundogastronomic.com.br/2013/05/receita-torta-de-creme-carolinda-com.html