Ingredientes
- 3 latas de leite condensado
- 3 latas de creme de leite
- 3 medidas de lata de leite e mais cerca de 200 ml para molhar os biscoitos
- 1 pacote e meio de biscoito champanhe
- Cerca de 100 gramas de avelã (contando com a casca)
Preparo
Como disse, esta é uma receita razoavelmente simples, o mais difícil mesmo é atingir o ponto certo do creme, mas vou procurar dar as orientações para que tudo dê certo.
A primeira coisa a se fazer e moer as nozes, pois, para não desandar o preparo, você terá que misturar as nozes moídas ao creme assim que o creme estiver pronto.
Ponha as nozes no liquidificador e bata bem devagar. O ideal é que o liquidificador tenha aquela função pulsar, para que não fuja do controle. Veja bem, queremos nozes levemente moídas, e não nozes em pó. Deixe as nozes em pedaços pequenos, mas substanciais, e separe. Logo logo elas serão utilizadas.
A primeira coisa a se fazer e moer as nozes, pois, para não desandar o preparo, você terá que misturar as nozes moídas ao creme assim que o creme estiver pronto.
Ponha as nozes no liquidificador e bata bem devagar. O ideal é que o liquidificador tenha aquela função pulsar, para que não fuja do controle. Veja bem, queremos nozes levemente moídas, e não nozes em pó. Deixe as nozes em pedaços pequenos, mas substanciais, e separe. Logo logo elas serão utilizadas.
Vamos ao preparo do creme. Pegue uma panela bem grande, eu utilizei uma panela tipo caldeirão. Tome cuidado com o tamanho, caso contrário o creme vasa e vai sujar o fogão todo e o pior de tudo, vai desandar seu preparo.
Coloque as 3 latas de leite condensado, 3 latas de creme de leite e as 3 medidas de lata de leite na panela grande. Para medida de lata de leite, basta encher a lata de creme de leite com o leite, utilizando como medida.
Acenda em fogo alto e comece a misturar. Prepare-se para ficar misturando por pelo menos uma hora e não pare por nada, senão desanda o creme!
Após cerca de 15-20 minutos mexendo, o creme deve começar a subir, por conta do leite estar fervendo. Isto é normal, deixe o creme subir até ficar perto da borda da panela. Quando estiver bem alto, diminua o fogo, deixe em fogo médio.
Agora vá mexendo mexendo mexendo sem parar. Você deve ficar pelo menos mais uns 40 minutos mexendo, até o creme engrossar, o mais importante é não parar.
Tome o cuidado também de não mexer apenas na borda, de vez em quando mexa no centro para evitar que o creme grude na panela e forma uma casquinha que fica feia quando formos montar o pavê.
Quando o creme estiver no ponto certo, tanto a cor dele deve mudar, para uma cor parecida com a do leite condensado, quanto sua textura. Coloquei essa foto para ver se ajuda. Tome cuidado também para não ficar tempo demais, ou o creme pode ficar minguado.
Uma dica para saber o ponto, é que depois que você diminuir o fogo, após mais um tempo misturando o creme deve começar a borbulhar. Após um tempo borbulhando, e apenas após a textura e a cor estarem no ponto certo, apague o fogo.
Uma vez com o creme na textura certa, pode apagar o fogo e acrescentar as nozes moídas. Vá mexendo bem para misturar, com o fogo já apagado.
A parte difícil já foi, agora é tranquilo. Pegue uma travessa (eu gosto muito das de vidro) e coloque uma primeira camada do creme. Com a ajuda da colher de pau, forre toda superfície da travessa, formando a base para você colocar os biscoitos em seguida.
Para os biscoitos, peque uma travessa pequena e encha com o restante do leite. Você vai molhando os biscoitos um por um no leite, dos dois lados de cada biscoito, e posicionando gentilmente por cima da camada de creme. Dependendo da travessa, eles vão ficar acomodados sem problemas, mas em algumas será necessário quebrar o biscoito. Quebre antes de molhar no leite.
Uma camada de creme e uma de biscoito já foram. Agora para a terceira camada de creme, vá despejando gentilmente o creme por cima dos biscoitos e forma que eles fiquem todos cobertos.
Após esta camada, coloque mais uma de biscoito. No final de tudo, serão um total de 3 camadas de creme e duas camadas de biscoito.
Um cuidado especial com a terceira e última camada do pavê. O creme deverá cobrir completamente os biscoitos, pois quem for olhar o pavê não precisa saber o que tem dentro! Portanto, a última camada deverá ser um pouco mais generosa que as duas primeiras. Basta colocar o suficiente para cobrir completamente os biscoitos.
Agora é só decorar. Pegue as avelãs inteiras, descascadas, e vá posicionando uniformemente por cima do pavê, fazendo um acabamento final para sua obra prima. Além do gosto das avelãs combinar com o gosto do creme, vai deixar o seu preparo muito mais bonito. Como uma guia turística me disse uma vez em uma viagem que fiz ano passado, nós comemos com os olhos!
Parabéns, seu pavê está pronto, se você seguiu tudo direitinho está quase pronto para ir para barriga. Agora deixe na geladeira por 3 horas para endurecer o creme e ele estará pronto para fazer a felicidade da sua família!
Dica: Você pode colocar também no congelador, fica durinho, quase como um sorvete. Eu gosto das duas maneiras, tanto na geladeira quanto no congelador, mas com o calor que está fazendo no Rio de Janeiro, talvez vale a pena ficar estilo sorvete né? Mas é contigo!
O crédito desta receita vai para minha esposa, que me ensinou a fazer esse creme maravilhoso! Te amo!
Fonte: http://www.mundogastronomic.com.br/2012/12/especial-de-natal-pave-de-nozes-com.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário