Ingredientes
- 3 latas de creme de leite
- 3 medidas de lata de leite (quase uma caixa)
- 150g de castanhas dessalgadas
- 1/3 de tablete de manteiga
- 1 barra de chocolate meio amargo (mínimo 43% cacau)
- 1 colher de sopa cheio de chocolate em pó
- 2 pacotes de biscoito de maizena
A castanha você pode usar moída se preferir pela praticidade, desde que seja dessalgada, mas eu sinceramente prefiro comprar inteiras e moer no liquidificador.
Preparo
Massa
Pegue um pacote de biscoito de maisena, coloque os biscoitos em um liquidificador e triture até virar um farelo. Uma dica é utilizar a função pulsar do liquidificador.
Pegue um pacote de biscoito de maisena, coloque os biscoitos em um liquidificador e triture até virar um farelo. Uma dica é utilizar a função pulsar do liquidificador.
Em uma bacia, misture o farelo de maisena, a manteiga e uma colher de chá rasa de chocolate em pó. Utilizando as mãos, misture bem estes ingredientes na bacia, até formar uma farofa amarronzada. Tome o cuidado de deixar bem uniforme, sem manteiga ou pedaços grandes de biscoito sobrando.
Forra o fundo de uma forma sem fundo de 28 cm de diâmetro com a massa, utilizando os dedos para espalhar bem. Bata com as pontas do dedo pela borda de formando uma bordinha que ficará crocante depois de ir ao forno.
Acenda o forno em fogo alto, deixe pré-aquecer, e em seguida coloque a massa, diminuindo para temperatura mínima. Deixe por não mais que 10 minutos e reserve.
Recheio
Prepare o Creme Carolinda exatamente como explica o link, utilizando a mesma quantidade de ingredientes proposta na receita. Uma vez preparado o creme, pegue 100g de castanhas trituradas (ou se não estiverem trituradas, leve no liquidificador utilizando a função pulsar, tomando cuidado para não moer demais) e misture as castanhas, já com o fogo apagado. Misture bem as castanhas com o creme!
Pegue a massa reservada e coloque uma camada do Creme Carolinda com castanhas. Esquente um pouco de leite, cerca de 1/4 de copo e misture com o chocolate em pó que sobrou do preparo da massa. Vá pegando biscoitos de maisena e molhando dos dois lados neste leite achocolatado e colocando por cima desta primeira camada de creme, despojando biscoitos por toda a primeira camada de creme (veja a foto).
Acrescente mais uma generosa camada de creme e mais uma camada de biscoitos, fazendo o mesmo processo. Por cima da segunda camada de biscoitos, coloque mais uma boa camada de creme, utilizando todo creme restante. Serão no total 3 camadas de creme e 2 de biscoitos.
Acabamento
Derreta a barra de chocolate em banho maria, acrescendo aos poucos o líquido que sobrou do preparo para molhar os biscoitos, de forma que o chocolate fique renda mais e fique menos espesso.
Pegue este chocolate derretido e despeja por cima da camada de creme, utilizando uma colher de pau para, delicadamente, espalhar por toda superfície da torta.
Agora é só decorar! Claro que este acabamento, além de cativar as pessoas, dá um gostinho especial.
Com o restante das castanhas moídas (cerca de 50g), coloque uma boa parte envolta da torta, formando uma borda de castanha, e em seguida polvilhe delicadamente pelo meio, mais para dar um preenchimento. Use sua criatividade para ficar bem bonito! Mas vendo a foto dá para ter uma ideia.
Leve agora a torta por 3 horas na geladeira. Quando estiver bem consistente, desforme, e sirva. Aprecie com moderação!!! Eai, esta foi Gastronomic para você? Não deixe de dar sua nota para receita, no final do post!
Fonte: http://www.mundogastronomic.com.br/2013/04/receita-torta-de-creme-carolinda-com.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário